Agosto dourado – “Aleitamento materno: a base da vida”

Estamos na Semana Mundial da Amamentação, e o mês de agosto é inteiramente dedicado à esta campanha tão importante! O objetivo é intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Desde 1992, mais de 120 países celebram a Semana Mundial da Amamentação de 1º a 7 de agosto. Estes dias foram definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti, assinada em 1º de agosto de 1990.

Já fizemos uma entrevista com uma mãe muito querida @canalisaedigo e ela nos contou um pouco a sua experiência com a amamentação exclusiva (link). Sabemos o quanto este é um processo desafiador, pois dentre outros fatores, a sociedade não apóia as nossas mulheres de diferentes formas:

  • a licença maternidade tem um tempo insuficiente para uma mãe conseguir amamentar seu filho somente com o peito até os 6 meses ( recomendação da OMS),
  • alguns (muitos) pediatras desencorajam as mulheres neste processo e impõem o leite artificial (famosa “fórmula”),
  • os olhares moralistas nas ruas diante de uma mãe que amamenta em público, etc.

Mas sabemos também que a amamentação é um processo fundamental para a mãe e seu bebê. Não se trata somente de nutrição, mas de construção de vínculo!

Se você mãe, por algum motivo (e sabemos que há vários) não conseguiu amamentar no peito, faça a amamentação com a mamadeira de maneira que você e seu filho se conectem! Pegue no colo, olhe nos olhos…pois este é um momento fundamental na construção psíquica de seu filho! Também vale lembrar que o leite colocado na mamadeira também poderá ser o seu (ou de outras mulheres em casos de doações via banco de leite materno), e sempre é preferível que seja, pois este é o mais completo nutriente para seu bebê.

Para mais informações:

Sociedade Brasileira de Pediatria (link)

Escrito por Isabel Valli Espíndola

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s