O Terapeuta Ocupacional no trabalho com crianças e adolescentes

Nós, enquanto psicologo infanto-juvenil, trabalhamos, muitas vezes, com uma equipe de diversos profissionais que acompanham nossos pacientes. Desenvolvemos em conjunto com professores, pedagogos, médicos em geral, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, dentre outros. Diante disso, conversamos com um desses profissionais, a Terapeuta Ocupacional Carina Teixeira de Almeida, atuante na área, para esclarecer sobre as principais dúvidas e como é feito este trabalho multidisciplinar.

Coletivo ser (CS): O que faz um Terapeuta Ocupacional -TO?

Carina: O TO é um profissional da área da saúde, educação e do campo social, tem como objeto de estudo a ação humana, trabalha estimulando, treinando, adaptando e reabilitando pessoas para exercer suas ocupações de acordo com limites biopsicossociais, sendo hereditários ou adquiridos. Mas o que são ocupações? Ocupar o tempo das pessoas? Nãooooo, ocupação é tudo aquilo que dá “sentido” à vida humana, são elas:

  • Atividade de Vida Diária – AVD que são atividades voltadas para o cuidado do individuo com seu corpo (vestir-se, despir-se, banho, controle dos esfíncteres, higiene pessoal, mobilidade funcional e autocuidado)
  • Atividade Instrumental de Vida Diária – AIVD são atividades que apoiam a vida diária dentro de casa e na comunidade (cuidar do lar, dos animais, plantas, comunicação social, gerenciamento de dinheiro, preparo de refeições e limpeza)
  • Descanso e Sono
  • Educação
  • Trabalho
  • Brincar
  • Lazer
  • Participação SocialResultado de imagem para terapeuta ocupacional

 

CS: Como ele atua em equipe multidisciplinar?

Carina: O TO pode contribuir com a equipe multidisciplinar com seus saberes, na perspectiva de promover maior qualidade de vida, autonomia e independência na execução das atividades dos indivíduos, grupos, familiares ou outras instituições que está inserido.

CS: Como é a atuação desse profissional com o publico infanto-juvenil?

Carina: A TO trabalha com o ser humano em todas as suas fases de vida. O público infanto-juvenil tem como principais ocupações o brincar e a educação escolar, contudo o autocuidado,  AVD´s  e a inserção no mercado de trabalho são ocupações importantes a serem trabalhadas com este público. O TO ajuda os clientes a alcançar os resultados desejados, facilita as interações entre o cliente, seus ambientes e contextos, e as ocupações as quais se envolve.

Entretanto não é possível desenvolver tais ocupações sem desenvolver as habilidades de desempenho, tais como: habilidades motoras, habilidades de processos e habilidades de interação social.

As estruturas do corpo, assim como os contextos pessoais e ambientais, convergem e emergem como habilidades de desempenho ocupacionais. Além disso, as funções do corpo (como o mental, sensorial, neuromuscular e as funções relacionadas com o movimento) são identificadas como as capacidades que residem dentro da pessoa e também se relaciona com as estruturas e contextos ambientais para promover habilidades de desempenho.

Com isso, é fundamental (re)habilitar as estruturas e funções do corpo afim de promover melhor desempenho ocupacional.

CS: Quais são os maiores desafios/dificuldades com esse público?

Carina: O maior desafio deste público é o contexto sociofamiliar e escolar, pois para obter os ganhos esperados é necessário a parceria com estas instituições (família e escola).

 

Agradecemos à Carina por esta entrevista tão detalhada e cheia de informações importantes para todos e para nós, que trabalhamos o tempo todo em parceria com Terapeutas Ocupacionais.

Carina Teixeira de Almeida fez sua formação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente trabalha em uma instituição, onde desenvolve trabalho com crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s