Imaginação: Um importante elemento para o desenvolvimento infantil

Quem nunca brincou de “faz de conta”? Essa atividade é muito comum entre as crianças e até mesmo na adolescência. Imaginar o mundo em determinado contexto, jogar RPG (Role-Playing Game – Jogo de Interpretação de personagens) ou escrever uma música, um conto, também são desdobramentos do famoso “faz de conta”.

Tal atividade é importantíssimo para o desenvolvimento infantil e pode ajudar a constituir o futuro adulto que existe nessas crianças. O que as crianças buscam quando brincam? Por que fantasiam e imaginam coisas tidas como “surreais”? O que essa brincadeira pode trazer para a vida da criança?

Na brincadeira do “faz de conta” é onde a criança tem a liberdade de criar, produzir e viver um mundo que ela gostaria de experienciar, com isso podemos observar elementos constituintes dessa criança. O simples fato de compartilhar o mundo imaginário com ela nos faz capaz de avaliar como ela percebe o mundo a sua volta, quais os sentimentos estão envolvidos ao conviver nesta realidade. Observamos também que o estímulo à imaginação promove o autoconhecimento, uma vez que nesse exercício ela consegue separar o que é real e o que é imaginário; percebemos também, uma contribuição de experiencias sensorias, expressivas, corporais que são manisfestadas na expressão de sua individualidade.

A literatura é uma das formas de arte que guarda uma grande potência no desenvolvimento infantil: ao ler para uma criança, estimula suas formas de imaginar, pois ao ouvir e/ou ler uma estória a criança se coloca na narrativa e coloca também elementos de sua constituição psíquica e social. Através da leitura nos colocamos em um mundo que nos afeta e foge para além do racional, afinal a imaginação é um espaço de liberdade criativa, onde podemos responder aos desafios com elementos das nossas memórias, sentimentos, crenças e conhecimentos e onde podemos afirmar aquilo que nos é peculiar e individual.

imaginação 4

E por que é tão importante imaginar possibilidades? O mundo é feito de infintas possibilidade, portanto, permitir que se criem cenários nos auxilia a conseguir enxergar melhor soluções e desenvolver a assertividade. A imaginação nos ajuda a refletir sobre o que eu creio que é real, o que são memórias, o que são associação livre e, por fim, nos auxilia no processo de tomada de decisões, pois na imaginação acessamos aquilo que realmente somos e aquilo que podemos ser.

Segundo Saura (2014), a imaginação possibilita que a criança desenvolva os elementos culturais e assim assimila o desenvolvimento individual em relação com o social, “uma vez que possibilita a manifestação da cultura humana inscrita na criança, amplia o desenvolvimento dos conteúdos dessa cultura, potencializando de fato e de acordo com as necessidades individuais”.

Você tem estimulado a imaginação do seu filho?

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000100163&lang=pt#B01

 

Kaíza Oliva Donadia

Psicoterapia e Orientação Profissional

CRP 16/4340

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s