A importância do Adolescente Aprendiz nas Empresas

O programa Jovem Aprendiz, ou como é mais conhecido, Adolescente Aprendiz é uma proposta do governo pensada para a promoção de conhecimento e uma forma de promover a entrada do jovem no mercado de trabalho. Tal programa possui uma lei específica, a Lei n 10.097 de 2000 e garante que adolescentes adentrem ao mercado de trabalho e tenham sua primeira experiência profissional.


Para participar do projeto, o adolescente precisa preencher alguns requisitos:
– Estar na faixa etária de 14 a 17 anos;
– Estar cursando o ensino fundamental ou médio;
– Nunca tenha participado deste programa antes


A Revista Exame publicou em março de 2016 uma matéria sobre a importância deste programa e levantou questões relevantes, como por exemplo, a garantia de auxílio financeiro que os adolescentes recebem ao participarem deste projeto: “através do Jovem Aprendiz muitos jovens de família de baixa renda passam a ajudar no orçamento de casa, pois o trabalho é remunerado. As empresas pagam um salário mensal e ainda oferecem um curso profissionalizante que pode ser realizado em instituições de ensino parceiras do programa”.

É importante frisar que a parte educacional do adolescente participante do programa não é prejudicada, pois a carga horária de trabalho dele deve ser de 4 horas, desde que não interfira no horário escolar do jovem e, como já dito anteriormente, é obrigatório que o adolescente esteja matriculado e cursando alguma instituição de ensino. Há também um acompanhamento das notas e desempenho escolar. Uma vez que seu progresso escolar se mostre prejudicado, o adolescente e seus responsáveis são convocados para reuniões a fim que se esclareça o motivo de seu déficit.

Imagem 2 Texto 1O período de contrato entre empresa e adolescente dura de 1 ano e meio a dois anos. Caso o adolescente ao final do contrato tenha concluído a idade de 18 anos, poderá ser contrato efetivamente como parte do quadro de funcionários da empresa. Porém, para que isso se concretize, é necessário que tenha a oportunidade na organização e a decisão fica a critério da empresa contratante.

Ambos os lados saem ganhando: o adolescente aprendiz que tem a oportunidade de atuar dentro do âmbito organizacional e adquirir conhecimentos que farão diferença na concorrência futura para uma oportunidade de trabalho; e a empresa que poderá desenvolver um profissional responsável que cumprirá com suas atividades diárias. As instituições que aderem ao programa Jovem Aprendiz renovam seu quadro de profissionais ao mesmo tempo  contribuem para o futuro destes adolescentes, que aprendem tanto na teoria como na prática o que é vivenciar o mercado de trabalho.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-importancia-do-jovem-aprendiz-para-o-mercado-de-trabalho-dino89091934131/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s