Merlí – das maravilhas que a netflix nos oferece.

Atenção: Esse texto NÃO contém spoilers. Pode ler sem se preocupar!

Das inúmeras séries que tem sido lançadas ultimamente, Merlí é um série catalã produzida pela TV3 (emissora da Catalunha). Conta a história de um professor de filosofia do ensino médio da rede pública de Barcelona (o nome da série é o nome do professor). A primeira e a segunda temporada estão disponíveis na Netflix e certamente é bem interessante de ser vista pelos adolescentes e seus familiares. Os episódos basicamente se passam dentro da escola e conta sobre a relação desse professor com os alunos e suas relações fora do espaço escolar.

merli1

Merlí, com seu jeito sarcastico e engraçado, torna-se um professor muito querido pelos alunos, já que é visivel seu interesse e acolhimento pelas questões que surgem na adolescência e no início da fase adulta. Porém, causa incômodo em certa parte do corpo docente, pois Merlí possui um método singular de tratar as situações que ocorrem cotidianamente e enfrenta posições de liderança junto aos alunos com o intuito de defender seus posicionamentos. Questões como as dificuldades do sistema público de ensino (falta de recursos, materiais…), sexualidade, relacões sociais, carência financeira, preconceitos são alguns dos temas abordados pelo professor. Através de aulas com temas da Filosofia, vários teóricos – Judith Butler, Nietzsche, Freud, Descartes, Sócrates…- são mencionados de forma lúdica com a intenção de produzir aprendizado, curiosidade e questionamentos.
Através desse acolhimento e das histórias filosóficas, Merlí potencializa os alunos individualmente e em grupo, que tornam-se mais empáticos com as vivências de outras pessoas, sentem-se mobilizados a questionar padrões sociais e começam a desenvolver pensamento crítico mais apurado.
Em tempos de reforma do ensino médio, no qual a obrigatoriedade de disciplinas como a Filosofia são deixadas de lado, a série mostra a importância da discussão de temas filosóficos, políticos e sociais dentro do espaço escolar e a força e o bem estar que isto pode produzir para os alunos.
Merlí é uma série que vale a pena assistir!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s